Penso assim...

SEM A CURIOSIDADE QUE ME MOVE, QUE ME INQUIETA, QUE ME INSERE NA BUSCA, NÃO APRENDO NEM ENSINO.
(Paulo Freire)
































































segunda-feira, 14 de março de 2011

POEMAxPOESIA

É bom ressaltar a diferença entre poema e poesia. Apesar de serem tratadas por muitos como sinônimos, o uso dos dois termos entre os estudiosos apresenta diferenças:

Poesia: Caráter do que emociona, toca a sensibilidade. Sugerir emoções por meio de uma linguagem.

Poema: obra em verso em que há poesia .

"Se o poema é um objeto empírico e se a poesia é uma substância imaterial, é que o primeiro tem uma existência concreta e a segunda não. Ou seja: o poema, depois de criado, existe por si, em si mesmo, ao alcance de qualquer leitor, mas a poesia só existe em outro ser: primariamente, naqueles onde ela se encrava e se manifesta de modo originário, oferecendo-se à percepção objetiva de qualquer indivíduo; secundariamente, no espírito do indivíduo que a capta desses seres e tenta (ou não) objetivá-la num poema; terciariamente, no próprio poema resultante desse trabalho objetivador do indivíduo-poeta." (sitedeliteratura.com)

14 de março - Dia da Poesia. Hoje a poesia está em "Festa", comemorando o seu dia. Em homenagem a um dos maiores nomes da poesia brasileira, o poeta do romantismo, Castro Alves, nascido em 14 de março de 1847, nesta data se comemora o Dia Nacional da Poesia. Muitos outros nomes podem se destacar no cenário nacional, entre eles Cecília Meireles, Mário Quintana, Carlos Drumond de Andrade e muitos, muitos outros.
Parabéns então aos poetas, poetisas e admiradores em geral dessa arte.
Bjos Luzia Lira

3 comentários:

  1. Amo poesia, mas so leio. nao faço;
    Ale

    ResponderExcluir
  2. Oi Luzia
    Oi Luzia!

    Post super esclarecedor. E viva a poesia!

    Beijoooooooooooo

    ResponderExcluir
  3. Olá,luzia!
    Bom dia!
    Então vamos por a mão na massa,e entrar de cabeça neste mundo fantástico,que é o artesanato.ele faz a gente esquecer o mundo lá fora.Bjão bem carinhoso.
    lidiane

    Em breve novidades em meu blog.fique atenta.rsrs.

    ResponderExcluir