Penso assim...

SEM A CURIOSIDADE QUE ME MOVE, QUE ME INQUIETA, QUE ME INSERE NA BUSCA, NÃO APRENDO NEM ENSINO.
(Paulo Freire)
































































sábado, 25 de junho de 2011

Minha aula

Já falei aqui que estou fazendo um curso de Pró-Letramento. Nem estava com vontade de estudar mais, porém, minha chefe disse que eu estava convocada a fazer. Lá fui eu, obediente que sou. E sabe que estou gostando? Não tem nenhum estress...Se a gente diz q está cansada, a tutora deixa pra continuar a aula noutro dia.Temos liberdade pra entrar e sair da sala, quando quiser.E sabe q tem dado certo? Como é livre, todo mundo fica, rsss...

Não tenho sala de aula, então tomo emprestado uma sala de uma colega e dou minhas aulinhas para registro do curso.

Esta, foi uma aula dada. Ainda fico a vontade com as crianças. Olha o jeito da professorinha, rsss.


Eixos: Leitura-oralidade-produção escrita - 2º ano - 24 alunos.


Planejamento da aula (através de um relatório)

Planejei uma aula com alguns dos principais gêneros textuais.

Coloquei as crianças em círculo sentados no chão,(dei uma folha de jornal para cada um, pra forrar o chão), fora da sala de aula,para fazermos uma “Roda de Leitura”.No centro da roda apresentei uma caixa contendo uma variedade de gêneros textuais.Fui mostrando e perguntando se conheciam e se sabiam onde encontraríamos, ou seja, seus prováveis portadores de textos e sua função na sociedade.
Em seguida escolhi um livro de literatura infantil (previamente selecionado) da caixa e li a historinha do Peter Pan. Fizemos comentários da história e dois alunos fizeram o reconto oral da história.
Retornamos para a sala de aula e deixei as crianças a vontade para escolherem manusear e lerem vários gêneros textuais da caixa. Perguntei qual o gênero que eles mais conheciam e que mais gostavam e eles disseram que eram poesias e livros.
Logo depois apresentei uma imagem e fizemos vários questionamentos sobre a gravura exposta.
Explorei bastante com seguintes perguntas:
-Que local seria este?
-Qual seria o nome do cachorro?
-Quem seria seu dono?
-O que a girafa está falando com o cachorro?
-De onde a girafa estava vindo?
-Qual seria ao hipótese dali ser uma chácara, um sítio, ou uma cidade?
-Quais são as personagens da imagem?

Depois entreguei uma folha com a história da imagem, para eles lerem e confrontarem respostas. Também para fazerem atividades de escrita com mediação da professora.Descobriram que tinham acertado o nome do cachorro e acharam interessante.
Fizeram um auto ditado com palavras da leitura.

Obs: fizemos avaliação da aula. Pontos positivos e negativos.
Esta foi minha aulinha. Até a próxima.

Ah, essa caixa decorada, foi mais uma de minhas artes. Encapei com TNT e enfeitei com tecido, sianinha, viés e flores de fuxico.

Beijão! Luzia Lira



13 comentários:

  1. Luzia, ai que inveja (que nada é mentirinha, rs,rs,rs). A fila já andou pra mim. Parabéns pela aula, foi muito bem planejada. Bjos! Sirlene

    ResponderExcluir
  2. Tia Luzia! Você sempre abrindo meu baú de memórias! Como te falei, minha mãe é pedagoga e deu aulas por muitos anos! Eu ajudava tirando cópias no mimeógrafo! (nossa isso é pré-histórico!) Foram dias difíceis, porém felizes.
    Ser professor é um dom e uma dádiva!
    Parabéns pela sua aula e sua dedicação!
    Beijos com admiração,
    Lis

    ResponderExcluir
  3. Tua aula foi legal e que bom que estás gostando de novamente fazer um curso.é legal,não? Recicla sempre!!! beijos,chica

    ResponderExcluir
  4. Luzia,
    Qt coisa hein! Agente pensa que tudo é bem mais fácil!
    Adorei o blog e já estou seguindo, ficarei mt feliz se vc seguir meu blog tb!
    Bjokas
    www.garimpus.com

    ResponderExcluir
  5. Relembrei os momentos que dava aulas...
    bons tempos.
    Mas se fosse hoje não teria pique para tanto!
    Parabéns pelo empenho em se reciclar.
    Obrigado pelo voto da Lethy

    ResponderExcluir
  6. Olá Luzia

    Vim agradecer e retribuir a sua visita, obrigada. Seja sempre bem vinda ao meu bloguito. Já estou te seguindo e ficarei feliz se me seguir também.

    BJoooooooo............

    http://amigadamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pela visita no meu blog, venha sempre... E o elogios me deixaram vaidosa. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Luzia, que graça sua salinha. Minh avó queria que eu fizesse magistério, eu até gostava muito passei minha infancia brincando de escolinha. Mas na hora não quis fazer.

    Quanto as árvores seca. Ah!!!! Eu adoro!. Acho lindas...não penso na seca, penso que estão assim se preparando para florir na primavera.

    Que bom que te inspirei. Quero ver sua arte.
    beijocas,
    Wanderleya - Teto Doce

    ResponderExcluir
  9. Que legal... eu participo muito da escola dos meus filhos, vou na reunião, vou quando acho que preciso e mesmo chamada, dou uma passada pra sabe se está tudo certinho... amei o post!! Beijoooooos
    http://artesdosanjos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá Luzia,
    Obrigada pelo carinho de sua visita e comentário, e abençoada semana.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. "Demore na dúvida ...
    E descubra a sabedoria que insiste em se esconder
    Na ausência das palavras!"

    (Pe. Fabio de Melo)

    Beijos e meu carinho...M@ria

    ResponderExcluir
  12. Que coisa gostosa Luzia, achei tão legal.
    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir
  13. Olá querida, vim agradecer sua visita e conhecer seu cantinho é lindo, parabéns.Q bom q vc gostou do jogo facilimo é bem facinho mesmo. Bjs Day

    ResponderExcluir