Penso assim...

SEM A CURIOSIDADE QUE ME MOVE, QUE ME INQUIETA, QUE ME INSERE NA BUSCA, NÃO APRENDO NEM ENSINO.
(Paulo Freire)
































































segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Cuscuz

Sou de origem nordestina. Minha infância inteira comi cuscuz que minha mãe fazia.Pela adolescência misturamos nosso hábitos alimentares e quase ninguém queria comer cuscuz, então minha mãe fazia poucas vezes. Esse ano veio trabalhar na minha escola uma nordestina e de tanto ela falar em cuscuz resolvi fazer um. E não é que gostei? Fiz tipo artesanal (como minha mãe fazia), sem a cuscuzeira, pq não tenho. O cuscuz pode ser feito de várias formas e pode ser servido tanto no café da manhã com margarina e leite,como acompanhar uma refeição . Eu fiz para o almoço. O restante que sobrou fiz uma farofa normal com ovos , bacon e cheiro verde, ficou delicioso. Já fiz duas vezes, é um pouco forte, mas saboroso.

2 xícaras de milharina
1 xícara de água e mais um pouquinho
uma pitadinha de sal

Modo de fazer
Mistura bem os ingredientes e coloca na geladeira de um dia para o outro. A massa fica fofa, aí coloca num prato ou tampa de panela, arruma sem apertar fazendo um morrinho cobre e amarra um pano de prato úmido e coloca na boca de uma panela com água fervente. Deixa por uns 25 minutos no fogo. Ao retirar servir quente. Eu coloquei umas rodelas de ovos cozidos e salaminho pra animar o pessoal, rs.


Bjos Luzia






11 comentários:

  1. Hum... nunca comi... vou anotar e fazer, perece gostoso, meu ex-cunhado fazia para as filhas dele, deve ser bom... rsrsrs... boa semana Luzia!! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Luzia, você está saindo uma verdadeira culinarista. Isso é a aposentadoria? Nunca comi cuscuz mas pela receita, penso que ia gostar. Beijos! Sirlene

    ResponderExcluir
  3. Ei querida, eu sou carioca, mas a minha família inteira é nordestina, de Aracaju, Sergipe, então comer cuscuz faz parte de minha vida. Como até hj. Já fui mais apaixonada, confesso, mas é gostoso sim. Agora quando os meus pais vão à terrinha trazem o cuscuz branco que eu prefiro mil vezes... hehe Não é o cuscuz branco doce que tem aqui no Rio de Janeiro não, é o salgado mesmo, muito bom! Tenho o hábito de comer tanto o bco, quanto o amarelo com leite, ou com margarina derretendo em cima dele, ou ainda com ovo... hehe Nham, nham! ;)
    Beijo, beijooooo
    She

    ResponderExcluir
  4. Adoro cuscuz principalmente o cuscuz de arroz, que não é feito de arroz mas é chamado de arroz por ser branco. É tudo de bom, com manteiga e queijo fica perfeito!
    Bom começo de semana.
    Beijocas...

    ResponderExcluir
  5. Oi Luzia sou nordestina e meu café da manhã não pode faltar essa delícia. Aqui faço com queijo de manteiga dentro da massa fica uma gostosura bem quntinho, faça aí e me diga se gostou. beijos.

    ResponderExcluir
  6. Basta-me um pequeno gesto,
    feito de longe e de leve,
    para que venhas comigo
    e eu para sempre te leve...

    Cecília Meireles

    Beijos poéticos......M@ria

    ResponderExcluir
  7. Olá querida,fiquei super feliz com sua visita,desculpe a demora em retribuir,obrigada,volte sempre que eu estarei sempre aqui!E ficarei feliz se seguir o meu tambem,eu já estou te seguindo para acompanhar as novidades!
    Adorei seu blog,nunca comi cuscuz assim,só doce,deve ser bem saboroso.
    Quero te pedir um favor...

    Estou participando de um concurso Uma rosa feita por mim! E preciso de votos
    Meu trabalho é o Nº 12 FABÍOLA DEL FIUME-BRASIL

    O LINK É ESSE:
    http://edaynepontocruz.blogspot.com/2011/08/votacao-do-concurso-uma-rosa-feita-por.html

    Me ajude votando,se puder pedir aos seus amigos e amigas para votarem também,ficarei muito agradecida!!Beijos
    Obrigada!
    Fabíola
    http://artesempontocruz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Tem selinho pra você lá no meu blog.
    Beijocas...

    ResponderExcluir
  9. Que delícia! Eu adoooro Cuscuz!
    Um beijo,
    Lets

    ResponderExcluir
  10. Uma panelinha igualzinha as minhas, adoaro...

    ResponderExcluir
  11. passei minha infancia comendo cuscuz; minha mae conzinhava as espigas de milho seca e ralava o milho,e servia com leite. e uma delicia

    ResponderExcluir